Biografia

Cacalo

Cacalo é fotógrafo, formado em Artes Plásticas pela FAAP e em Desenho Técnico de Comunicação pelo IADE.

Por seus trabalhos recebeu vários prêmios, destacando-se Leão de Ouro em Cannes 2005 (cliente Procter & Gamble, agência Publicis Brasil, criação de Jack Ronc).

Direcionou sua atuação para a fotografia de automóveis, setor no qual se especializou e é referência. Também tem grande experiência em fotografar produtos e alimentos.

Morou 5 anos em Lisboa e lá fotografou para grandes montadoras como Renault, Fiat, Citroen, Volkswagen, Honda. 

Foi um dos fundadores e vice-presidente da Abrafoto, participou de programas de TV, é palestrante em cursos de extensão profissional: ESPM de São Paulo, Escola Panamericana de Artes, Congresso Latino Americano de Fotografia de Estúdio, Photoshop Conference, ESAMC Sorocaba, Unip – Semana da Fotografia. 

Criou o Memobook by Cacalo para fotografar e memorizar carros especiais, um trabalho autoral que tem lhe proporcionado conhecer importantes colecionadores, novos olhares e novas direções.

É fotógrafo voluntário do Hospital de Amor – Hospital de Câncer de Barretos, trabalho que realiza com prontidão incondicional, um caso de amor desde 2012.

Atualmente tem estúdio em São Paulo com dois ambientes distintos, que podem ser usados simultaneamente, sendo um deles com estrutura desenvolvida especificamente para fotos de veículos.

Prêmios

  • Revista “Briefing” de Lisboa – melhor fotografia do trimestre – “Cristais Atlantis” – 1994.
  • ASFOTO – Las Mejores Fotografias Publicitárias de América Latina – vencedor na categoria automóvel, com foto de lançamento do novo Vectra – 1996.
  • Primeiro lugar no concurso Photopro Design – categoria “manipulação de imagens”, segundo lugar na categoria “fotografia” e Grand Prix do concurso. – 2004.
  • Leão de Ouro – Cannes 2005, Vick Vaporub – Procter & Gamble – peça JANELA, agência Publicis Brasil.
  • Ouro Prêmio Folha de S. Paulo, Ouro Festival do Rio de Janeiro, Ouro no Clube de Criação de S. Paulo, prata no Young Guns Austrália com a peça JANELA (2005).
  • Fiap 2006 – bronze – categoria Via Pública – Peugeot 206 – peça PLACA .
  • VII Prêmio Recall de Criação Publicitária – out/2007 – melhor anúncio de jornal e revista do interior, com campanha realizada para a Fundação de Arte Jack Ronc – peças “FOICE” e “ENXADA”.
  • Festival de Gramado 2008 – Galo de Ouro com fotos campanha da Bookstore – músicos.
  • Colunistas Rio 2008 – prata com campanha da Bookstore – músicos.